terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como seria possível derrubar as redes P2P

     
        Os Estados Unidos, conseguiram derrubar o site de troca de arquivos Megaupload, causando um efeito dominó em outros sites parecidos, que desabilitaram as funções de compartilhamento. A queda fez com que o uso de redes ponto a ponto(P2P)  aumentasse, estas redes também podem cair?
        Teoricamente impossível, enquanto houver um único rastreador ou servidor online, as redes modernas de troca de arquivos tem plenas condições de funcionamento. Em redes que usam supernós, enquanto houver um único endereço na internet, onde é possível obter o endereço de outro usuário da rede, não há problemas em mantê-las funcionando.
        A única maneira possível de derrubar estas redes, seria por meio de tráfego, ou seja, bloquear por completo as redes P2P na infraestrutura dos provedores de internet. Isso seria tão difícil como prender todos os donos de servidores. Tecnicamente impossível e complexa, porque protocolos P2P podem utilizar criptografia e outros mecanismos que dificultam a identificação de tráfego.
        Redes P2P, não são maliciosas por conta própria. Proibi-las por completo iria resultar em extensas discussões legais sobre o direito a liberdade e expressões. Enquanto internautas tiverem condições de trocar informações, que é um direito constitucional, é bastante difícil que uma determinada informação seja bloqueada pela internet.
       Postagem reeditada do G1, para melhores esclarecimentos sobre o assunto, acesse o link abaixo.
       http://g1.globo.com/platb/seguranca-digital/2012/01/30/mesmo-com-a-queda-do-megaupload-redes-p2p-resistem-e-ficam-no-ar/
     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário