quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sistema planetário HD 98800

       
         O Sistema Solar pode ser considerado, um fenômeno raro no Universo.
         O Universo, inexplorável e fascinante Universo, repleto de segredos a ser desvendados. Estudá-los para muitos, significam compreender os mais intrigados fenômenos existentes fora do nosso alcance. Com os avanços tecnológicos os astrônomos podem ver de perto tais fenômenos ou imaginá-los, que para muitos não passariam de coisas de filme de ficção.
        Vamos dar uma boa olhada neste modelo de sistema. Que já pode ser estudado pelo homem.
        O HD 98800 é um sistema de estrelas múltiplas que está a cerca de 150 anos-luz da Terra. Direito em nossa seção de Via-Láctea. O sistema consiste em dois pares de estrelas duplas, sendo que um dos pares está rodeado por um disco de poeira, bastante peculiar este sistema.
        O chamado disco protoplanetário foi descoberto com o auxílio do Telescópio Espacial Spitzer. Dados recentes, indicam que o disco de poeira tem lacunas que parecem consistentes como sendo apuradas por planetas que orbitam no disco. Existem especulações de que um planeta extrassolar, seja o responsável pela formação dessa nuvem de poeira. Se assim for, um planeta está em orbita a uma distância similar a Marte do nosso próprio Sistema Solar. mas os cientistas acreditam que apenas a força gravitacional das estrelas seja suficiente para garantir a existência dos anéis.
        Crédito da imagem e mais informações, NASA/JPL-Caltech / T.Pyle . Pode acessar também.
        http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_884.html
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário