domingo, 22 de setembro de 2013

Formula E, ecologicamente correta, com estréia para 2014, com motores elétricos

         
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             A Formula E, é uma nova categoria da FIA, Federação Internacional de automóveis, organização mundial responsável pela Formula 1 e dezenas de outras competições automobilísticas.

             Muitas limitações impedem que a Formula 1 adote, pelo menos neste momento, motores elétricos em suas competições, pensando nisso, foi criada a Formula E, para servir de trampolim entre ambas, ferramenta de testes para uma posterior aplicação.

             Um dos maiores diferenciais entre ambas, sem dúvida fica por conta da alimentação dos motores, enquanto uma funciona com motor a combustão e precisa de combustível para rodar a outra é totalmente a base de eletricidade, usando bateria para sua alimentação.

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             Os carros de Formula 1 com motores a combustão,  atingem em média, mais de 300 km/h durante as corridas, já os Spark-Renault SRT-01E, o primeiro veículo homologado pela FIA para a Formula E, atinge velocidade um pouco menor, com limite máximo imposto pela FIA de 225 km/h, para motores elétricos.

             Essa é a regra vigente para a Formula E, de acordo com a FIA, em relação ao limite de velocidade, isto não quer dizer que teremos um campeonato sem emoções, já que esta é uma velocidade bem alta.

             A potência do motor também foi limitada pela FIA para a temporada de 2014, os veículos poderão ter no máximo 200 kW  de potência, valor equivalente a 270 bhp em um motor que não seja elétrico.

             Essa potência máxima, será apenas permitida para as provas de treino e nas tomadas de tempo, durante as corridas propriamente ditas, a limitação da FIA, será de apenas 133 kW, ou seja 180 bhp. Porém contando com uma brecha, para permitir melhores ultrapassagens e dar mais emoção a competição, é o sistema "Push to Pass".

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            Limitações que vem para convergir em segurança durante a competição, principalmente em seu primeiro ano. Como são carros que se comportam de maneira diferenciada em relação aos da Formula 1, é preciso entender toda sua aerodinâmica nas pistas, antes de tomar atitudes que possam comprometer os pilotos e profissionais envolvidos no novo evento mundial e também o público.

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            Não temos muita informação sobre o pit-stop, mas de acordo com a FIA, os pilotos terão dois carros, enquanto um está sendo usado, o outro fica nos boxes, recarregando a bateria e esperando pelo pit-stop. Isso será uma mudança bastante dramática entre os dois campeonatos, já que exige que o piloto saia de um carro e vá para outro, para continuar a corrida. A regra da FIA ainda exige que o piloto faça ao menos duas paradas nos boxes, isto sugere que a bateria, que não poderá pesar mais do que 200 kg, não seja capaz de suportar o percurso completo.

            Já houve anteriormente uma vontade de trazer motores elétricos a Formula 1, por possuírem emissão zero de carbono no meio ambiente, porém foi descartado por causa do ronco dos motores, característica marcante na Formula 1, perdendo assim, toda a emoção, já que os motores elétricos são bem mais silenciosos que os motores a combustão.
             


           De acordo com a FIA, os carros elétricos da Formula E, não serão tão silenciosos, sendo mais barulhentos que um carro normal de passeio e com um ruído que lembra um avião decolando. O vídeo acima é um exemplo disso. Todos estão ansiosos para saber qual é o som característico dessa nova categoria.

           Uma diferença gritante em relação aos carros de Formula 1, pode ser evidenciado facilmente, eles são mais largos que o normal, para acomodar corretamente a bateria. Os valores máximos para as dimensões do carro são: 5000 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1250 de altura.

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           Os pneus que são desenvolvidos pela Michelin, serão bem diferenciados dos da Formula 1, criados para durar uma corrida inteira, tanto em pistas molhadas como secas, trocas de pneus, não serão permitidas, vale lembrar que o piloto conta com dois carros, dois conjuntos de pneus serão utilizados durante a prova.

           A regra sobre pilotos e equipes se baseia em dez equipes com dois pilotos na sua primeira
temporada.
         
           Três equipes estão realmente confirmadas, Drayson Racing, China Racing e Andretti Autosport e não existe nomes de corredores ainda.

           Sendo que, o brasileiro, Luca di Grassi, foi anunciado como piloto de testes da competição até o momento.

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           A competição está prevista para acontecer de setembro de 2014 até julho de 2015. Muitos anúncios devem ser feitos sobre esse novo evento automobilístico. Sendo que o site oficial da competição, divulgará ainda em 2013, as outras equipes participantes, bem como os respectivos pilotos. O que se sabe é que 42 carros foram encomendados para essa primeira temporada.

          Outra diferença entre a Formula 1 é que a Formula E, será realizada totalmente em circuitos de rua. Dez cidades já foram anunciadas para participar da competição: Londres, Roma, Rio de Janeiro, Los Angeles, Miami, Pequim, Putrajaya, Bangkok, Buenos Aires e Berlim.



          Um novo evento para ser apreciado, mas com certeza a FIA não quer nem saber de concorrente com a Formula 1, que já rende ótimos dividendos para ela, por conta disso, limita os motores e a velocidade dos carros da Formula E. Segurança é importante, mas o lucro é bem mais.
         

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