O WallMart possui uma frota de caminhões, com mais de 7 mil veículos, só nos Estados Unidos, fator que com certeza colaborou para o desenvolvimento do projeto.
O veículo, batizado de Wave (Wallmart Advanced Vehicle Experience), traz o conceito de ser mais leve e aproveitar melhor o combustível do que os outros caminhões, com grande compatibilidade com vários tipos de combustíveis; diesel, biodiesel, gás natural e outros...
Os testes com o WAVE começaram recentemente, sendo que ele é alimentado por uma microturbina única de powertrain ( região do motor que entra em contato com o óleo).
O WAVE também poder transitar com eletricidade, mas para o mesmo, deve ser constantemente carregado, já que ele não poderá andar desse modo por muitos quilômetros.
O habitáculo, localizado na parte frontal do veículo é pelo menos 20% mais aerodinâmica do que as cabines dos veículos atuais da frota do Wallmart, isso graças ao seu formato mais arredondado. Outra novidade, o acento do motorista está localizado bem no centro da cabine, garantindo mais mobilidade.
As grandes janelas e os dois monitores de LCD, dispostos ao lado do motorista, garantem um bom monitoramento do veículo e ajudam no trajeto. A cabine conta com um espaço bastante confortável de descanso para o condutor, localizado logo atrás do banco frontal. O veículo é composto quase por inteiro por fibras de carbono, que ajudam a remover grande parte do peso comum dos caminhões atuais, rendendo mais espaço e consequentemente fazendo o veículo transportar mais carga.
O Wallmart não divulgou quando o WAVE se tornará realmente parte da frota de caminhões da empresa, já que ele ainda está em fase de testes. Entretanto, as pesquisas e inovações já feitas pelo Wallmart com o WAVE, já podem influenciar na produção de outras empresas que querem trazer alternativas de veículos inteligentes e sustentáveis.
Dica da Marcella
Plante uma árvore, sua vida agradece, o mundo precisa desta atitude. Não se esqueça, o meio ambiente é sua casa também. Ótima leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário