segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nokia a reconquista do mercado

             O mercado de smartphones está cada vez mais competitivo e acirrado, no topo da lista dos mais vendidos estão Apple e Samsung, dominando todo o mercado sem muitas manobras, mais a ascensão delas mudou completamente os planos e metas de outras empresas.
           
Nokia, smartphone, celular, tecnologia, mundo, mercado, Marcella Vizzi, plataforma,

             Uma das principais vítimas dessa ascensão é uma das empresas de maior prestígio em se tratando de aparelhos para telefonia celular, a Nokia. Muitos fãs e consumidores ainda apostam nos produtos da mesma, mas os especialistas de mercado deixam bem claro que a empresa não vai bem ultimamente.

             Já existem até companhias interessadas em certos setores da Nokia, o de hardware, mas de acordo com a empresa finlandesa, ela pode se sustentar por um bom período.

             Em 2013 parecia bastante promissor para a empresa, que apostou todas as fichas no Windows Phone 8, com esta estratégia a Nokia teve uma queda nos primeiros três meses deste ano, chegando a 20% nas vendas. Neste período, o total de prejuízo foi de 272 milhões de euros, sendo que este número pode ser considerado pela Nokia como uma vitória, pois ela conseguiu reduzir a margem de prejuízo em relação ao mesmo período do ano passado, que chegou a 928 milhões de euros, um rombo drástico para uma empresa deste nível.

Smartphone, tecnologia, empresa, mundo, negócios, Marcella Vizzi, Nokia, estratégia, fato, celular, plataforma,


            A receita da Nokia vem caindo, de 7,4 bilhões de euros foi reduzida para 5,8 bilhões, perdas colossais, se considerarmos as vendas de um período maior de tempo, nem precisa ser especialista para ver que a empresa está indo de mal a pior.

            No início de 2013, as vendas da linha Lumia foram satisfatórias, mas por outro lado a empresa teve uma queda de 30% no total de vendas de celulares.

            Analistas de mercado, não viram crescimento da companhia no mercado, mas ressaltam que a mesma se estabilizou e ainda continua sendo a número dois, isto já é um ótimo recomeço.

            A Nokia vem de reviravoltas, altos e baixos em sua história, durante muitos anos a empresa conseguiu atrair os consumidores para o Symbian, sendo a campeã de vendas. Contudo com a chegada do iOS e do Android a mesma se viu ameaçada no mercado, sendo obrigada a optar por uma parceria. O Windows Phone!

            Nessa nova estratégia de mercado a Nokia não queria ser mais uma empresa a produzir dispositivos com Android, caindo de cabeça na proposta da Microsoft, aposta errônea por parte dos executivos da mesma, ficando isolada e bastante restrita.

             Em declaração, Tom Farrell, vice-presidente da Nokia na Ásia, ressaltou que a estratégia da companhia é se diferenciar com sua linha Lumia e continuar investindo em imagem e  navegação, que são recursos bem desenvolvidos e únicos da fabricante. Isto tudo com a aplicação do Windows Phone 8.

Tecnologia, Nokia, estratégia, plataforma, mercado, Windows Phone 8, fato, mundo, Marcella Vizzi,


             Os progressos a partir do lançamento dos celulares Lumia com Windows 8, já estão colhendo bons resultados a cada trimestre e a Nokia por enquanto não vê possibilidade para migrar  para o Android, que seria pura especulação.

             A Nokia é reconhecida por investir pesado em inovações, priorizando sempre esta questão. Sempre buscando formas de se diferenciar das concorrentes. CEO da Nokia, Stephen Elop, afirmou que a empresa está neste caminho e vai continuar trazendo inovações ao mercado para enfrentar os desafios.



             Aposta conflitante para uma empresa deste porte, que pode levá-la para a quebradeira, mas como os próprios executivos insistem em dizer, virão inovações por aí, mas que deviam produzir aparelhos com as duas plataformas, deveriam, isto sim é óbvio demais.
             
           
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário